Relato da Seção Rio Grande do Sul – 2015

A seção Rio Grande do Sul do GT Emancipações e pós-Abolição optou por direcionar suas atividades, desde o início, em dois eixos, um “externo” e outro “interno”, isto é, atividades para a sociedade, iniciativas políticas e debates internos nossos.

Atividades para a sociedade realizadas:

– Organizamos, e alguns de nós fomos palestrantes, em um curso de formação de professores organizado em parceria com o Arquivo Público e a UFRGS. Teve carga horária de 60 horas e ocorreu em dez fins-de-semana.

– Colaboramos no curso de formação de professores Territórios Negros, organizado pela Carris e pela Faculdade de Educação da UFRGS, em parceria com o GT. Integrantes do GT ou convidados participaram de uma aula sobre territórios negros em Porto Alegre.

Atividades para a sociedade previstas:

– Ciclo de debates, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, reunindo pesquisadores que estudaram o jornal “O Exemplo”, um dos principais veículos da imprensa negra de fins do século XIX e inícios do século XX.

Iniciativas políticas:

– Divulgação para os pós-graduações em história do Sul do Brasil do manifesto a favor das cotas raciais aprovado na ANPUH Nacional.

Iniciativas políticas previstas:

– Discussão sobre cotas raciais na pós-graduação entre os discentes do programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

– Discussão sobre cotas raciais na pós-graduação entre os discentes de graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa atividade está sendo pensada a partir de  diálogo/parceria com coletivos de estudantes da UFRGS.

Debates internos:

– Discussão periódica de textos, de autoria ou não de participantes do GT, particularmente no caso de pós-graduandos próximos de qualificar.

(Por Rodrigo Weimer)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s